sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

# Bíblia # Devocional

Espírito Santo - O Conselheiro

    Olá, leitores!


    “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” - João 14:26-27


    Separei alguns pontos para refletirmos sobre a Palavra de Deus.


    Espírito Santo habita em todos aqueles que creem e reconhecem Jesus como único e suficiente Salvador de suas almas. - Provavelmente eu já tenha dito isso em outros textos e artigos publicados aqui no blog, porém, gosto de enfatizar minha alegria sempre que lembro que Deus veio em forma de homem, morreu em meu lugar e fez com eu me tornasse templo do Seu Santo Espírito. É tremendo!


    Como lemos, o Espírito Santo ensina todas as coisas e transmite-nos alertas para que saibamos o que está errado e que decisões tomar diante das situações, sejam elas quais forem. Por exemplo, em Isaías 9:6 está escrito: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da paz”. O livro do profeta Isaías foi escrito entre 701 e 681 a.C. e já mostrava ao povo a capacidade de Cristo de aconselhar e mostrar-nos o caminho certo a trilhar, pois Ele é o próprio Caminho. Só por Jesus podemos achegar-nos ao Pai (João 14:6).


    Vemos também que o Espírito Santo é o responsável por nos lembrar dos ensinamentos do Mestre. - Certa vez, eu estava tentando tomar uma decisão em uma ocasião corriqueira e simples do dia a dia, porém, enquanto eu pensava no meu próximo passo, o Maravilhoso Conselheiro lembrou-me do que está escrito em 1 Coríntios 6:12: “Tudo me é permitido mas nem tudo me convém”. Aquela experiência e o ouvir a voz Dele fez com que eu tomasse a decisão correta e precisa. Ele lembrou-me do que eu havia lido nas Escrituras. Por isso, digo-lhe com exatidão, conheça a Bíblia, estude-a com amor e temor e aprenda mais de Deus a cada dia. Necessitamos ser lembrados e instruídos pelo Espírito de Deus. Além disso, “toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).


    Quase ao final do texto de hoje, desejo lembrar que Jesus também declarou que deixaria conosco a Sua paz e que ela não seria dada da mesma forma do mundo. No último versículo do texto base, o Mestre diz para que não tenhamos medo e, então, lembrei das palavras de Paulo a Timóteo: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7). Em muitas ocasiões tememos coisas supérfluas e que não deviam causar pânico em nossos corações mas a fragilidade do homem atinge-nos, pois humanos é o que somos.


    Meu desejo é que sejamos sólidos, firmes e constantes. Precisamos amar mais Aquele que habita em nossos corações e entendermos que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:4).


    Deus te abençoe! Graça e paz.
    Jesus te ama!